Green Project Awards 2010

Produto ou Serviço

Município de Óbidos | Óbidos  Solar

O projecto Óbidos Solar é uma das iniciativas integradas no programa “Óbidos Carbono Social” que visa promover o uso de energias renováveis na produção de energia com vista à redução da dependência energética e, consequente redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) do Concelho de Óbidos. O Município de Óbidos, através do projecto Óbidos Solar, definiu um modelo de apoio aos munícipes e residentes no Concelho para adopção de medidas que visem a redução da despesa das famílias, designadamente através da redução da sua factura energética pelo uso de energias renováveis na produção de energia eléctrica e Águas Quentes Sanitárias (AQS).

Camisola Amarela

A Camisola Amarela é um serviço de estafetas em bicicleta. Tem como grande vantagem, o facto de poder oferecer às empresas com que trabalha, um serviço de estafetas ecológico e sem emissões poluentes para a atmosfera, evidenciando a crescente sensibilização das empresas em adoptarem medidas ambientalmente responsáveis. No sentido de combater o aquecimento global novas oportunidades de serviços têm sido criadas em todos os sectores de actividade e a Camisola Amarela não é excepção. O mercado de estafetas em Portugal pouco de inovador tinha para oferecer. O nosso conceito muda a visão que se tem do serviço, sendo inovador no facto de ser o primeiro a ser definitivamente um serviço “verde” e amigo do ambiente. A maioria dos serviços das empresas podem continuar a ser feitos, mas preservando o Planeta.

Câmara Municipal de Alcácer do Sal |Aquecimento das piscinas municipais cobertas de Alcácer do Sal e Torrão

A agroindustria do pinhão é uma das principais no Concelho de Alcácer do Sal gerando cerca de 3000 Toneladas de casca de pinha destroçada, das quais cerca de 15 % são o chamado “lastro” ou seja de escamas de pinha individuais. Dispunha assim o Município de uma importante fonte energética de biomassa que urgia aproveitar. Impunha-se assim o desenvolvimento de equipamentos específicos para o seu aproveitamento útil. O primeiro produto criado foram as “salamandras a casca de pinha” a colocar nas salas de aula do 1º ciclo do ensino básico de todo o Concelho.

Campanha de Comunicação

Coordenação Nacional do Projecto Limpar Portugal | Limpar Portugal

O Projecto Limpar Portugal (PLP) foi um movimento cívico altruísta cujo objectivo foi promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010. Um grupo de cidadãos portugueses decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Surgiu em Julho de 2009 este movimento cívico que apelou ao espírito de voluntariado e ao respeito pela natureza.

Direção-Geral dos Recursos Humanos da Educação | Projeto Eco

Em 2005 foi lançado o Projecto ECO que visou o desenvolvimento de uma consciência de responsabilização colectiva, aliando economia à ecologia. Foi criado um logótipo que deu rosto e personalidade ao projecto, que interveio como mediador na comunicação organizacional. No decorrer do seu desenvolvimento, o Projecto tornou-se mais ambicioso e incluiu as vertentes da saúde, bem-estar e solidariedade social. Foram desenvolvidas 21 acções de âmbito ambiental, das quais destacamos o envio de 154 mensagens/vídeos de correio electrónico sobre utilização racional de recursos; a criação de uma sala de fumo que levou à redução de consumo diário de tabaco, registando-se uma melhoria na qualidade do ar (medição registada).

Worten, Equipamentos para o Lar, S.A. |Equipa Worten Equipa

Após o sucesso do projecto eee de valor, em 2008, a worten continua o seu trabalho nas áreas do ambiente e da responsabilidade social. Com o projecto equipa worten equipa, lançado em 2009, a marca ajuda a equipar quem precisa, ao mesmo tempo que contribui para um ambiente mais limpo e saudável. Como? A) divulgando a importância da reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (reee);b) recolhendo os reee e enviando-os para reciclagem e c) doando novos equipamentos a instituições de solidariedade de todo o país.

Investigação & Desenvolvimento

VENCEDOR

A Industrial Farense, Ld.ª | Valoralfa: Valorização da polpa de alfarroba para a produção de ingredientes alimentares com propriedades funcionais de alto valor acrescentado

A alfarroba é um fruto mediterrânico com grande importância histórica na economia Algarvia. O seu aproveitamento industrial está limitado à utilização da semente, produzindo-se como subproduto a polpa (90% da vagem, muito rica em açúcares e compostos fenólicos), que é quase exclusivamente utilizada para alimentação animal. Neste projecto desenvolveu-se uma estratégia de “upgrade“ da polpa para o mercado da alimentação humana, de maior valor acrescentado.

Departamento de Biologia da Universidade do Minho | SafeSea

As interacções entre a pesca e cetáceos é um grave problema mundial com consequências negativas para a economia pesqueira e para a conservação de várias espécies de cetáceos. Estas interacções resultam na captura acidental e/ou na predação nas artes de pesca, levando perdas económicas por danos no pescado e nas artes. Em Portugal, este problema começou a ser estudado com o projecto SafeSea. Este projecto foi iniciado em 2000 e tem evoluído através de diversas fases inter-dependentes. De 2000 a 2005 foi montada uma estrutura eficaz de resposta aos arrojamentos de mamíferos marinhos (3 equipas: zona norte, zona centro e Algarve). Simultaneamente foi iniciada a cooperação com as pescas ao nível de inquéritos e embarques.