Green Project Awards 2008

COMUNICAÇÃO

Sociedade Ponto Verde

Em três anos, a SPV passou  de 48% (2004) de lares separadores para 63%, em 2007. As quantidades encaminhadas para reciclagem aumentaram de 270 mil toneladas (2004) para mais de 460 mil em 2007 (crescimento de 71%). Cerca de 500 mil novos lares começaram a participar na reciclagem.

EDP| Energy Bus

Este autocarro permite aos visitantes, além do conhecimento técnico e cientifico através de painéis e folhetos, fazer experiências e cálculos de consumo e de emissão de GEE, dos seus próprios equipamentos e hábitos de utilização.

Documentário RTP| Portugal, um Retrato Ambiental

A série documental “Portugal, Um Retrato Ambiental” é constituída por quatro episódios de 52 minutos cada que abordam, numa perspectiva histórica, a evolução da ideia de ambiente e dos seus problemas em Portugal. Baseada num extenso levantamento sobre o arquivo da RTP desde a sua origem (1957), a série aborda áreas-chave, como energia, resíduos, águas, poluição, catástrofes, paisagem, ordenamento do território, biodiversidade… A série foi pioneira na exploração deste material televisivo.

I&D

Construção Sustentável| Resíduos, INETI

Este projecto refere-se a um processo desenvolvido na Unidade de Tecnologia da Cortiça do INETI para a produção de aglomerados compósitos compreendendo na sua composição um conjunto de fibras e partículas provenientes da fragmentação e/ou trituração de embalagens cartonadas para alimentos líquidos ECAL (do tipo Tetrapak) e partículas de cortiça. Estes aglomerados permite várias aplicações, como painéis de divisórias, tectos falsos, mobília, painéis acústicos ou pavimentos/revestimentos.

Sistema construtivo bioclimático

A presente tecnologia consagra um inovador sistema construtivo misto madeira-vidro onde a combinação destes materiais assume simultaneamente carácter energético, funcional e estético. Esta particularidade enquadra o produto desta investigação no domínio conjunto da engenharia e da arquitectura. O sistema materializa-se através de um painel modular polivalente, utilizável como laje ou como parede resistente. Este integra sistemas solares passivos e funções bioclimáticas, que se traduzem em eficácia energética, constituindo clara inovação ao nível de elementos estruturais prefabricados.

Betão orgânico

Este material tem a finalidade de pavimentar espaços exteriores, revestir taludes, muros de suporte ou coberturas, mantendo a permeabilidade da sua superfície, suportando uma grande capacidade de carga e permitindo que os espaços sejam usados para circulação ou estadia.

PROJETOS

Fundação AMI

A ideia de criar fluxos específicos de resíduos, utilizando a sua valorização para o financiamento de acções sociais, foi introduzida em Portugal pela mão da AMI em 1996. Desde então, a AMI aplicou esta ideia a resíduos de radiografias (1996), consumíveis informáticos (2004), telemóveis (2005) e óleos alimentares usados (2008).

Freguesia da Ericeira

Iniciámos o nosso processo de Recolha de Óleo Alimentar em 2001, demos os primeiros passos com a recolha de 500 litros mensais, criámos oleões de rua, avançámos com a Recolha Personalizada Porta-a-Porta em todos os Restaurantes, Hotéis, IPSS’s e similares. Recolhíamos entre 4000 a 5000 litros de óleo vegetal usado por mês. De início, com a venda do óleo, equipámos as Escolas do Ensino Básico com fotocopiadoras, contratos de manutenção, etc., etc.. Em Junho de 2007, iniciámos o nosso processo de autonomia sobre combustíveis, com a produção de biodiesel que utilizávamos em 11 viaturas nossas, assim como ofertávamos aos Bombeiros do Concelho, IPSS’s e 5 litros a quem o quisesse experimentar na sua viatura. Iniciámos a experimentação da produção de sabão e sabonete para ofertar a 146 famílias pobres que já apoiamos com outros produtos. Utilizamos a glicerina daí retirada no tratamento de madeiras das Praias e outro mobiliário urbano. Nesta data, por imposição do Ministério de Economia – Finanças e Direcção Geral de Finanças e Alfândegas, temos a nossa unidade de produção desactivada, recolhemos actualmente entre 5 a 7 TONELADAS de óleo vegetal por mês e alterámos a nossa postura de produção para a troca comercial, o que nos permite manter algumas das nossas viaturas a trabalhar a Biodiesel a 100% e a 50%.

Livros Amigos do Ambiente

O Clube dos Livros, criou o Livrão e lançou a campanha «Dê uma nova vida aos seus livros escolares usados – Use o Livrão». Com a ajuda de todos os parceiros, disponibilizámos mais de 1000 pontos de recolha, em Portugal Continental. Por cada livro entregue, contribui-se para uma missão de solidariedade social e ajuda-se o ambiente.